FALSA DATA COMEMORATIVA NACIONAL – PROFISSIONAIS DA IMOBILIZAÇÃO ORTOPÉDICA SÃO ENGANADOS EM TODO O BRASIL COM DIVULGAÇÃO DE FALSO DIA DO TIO

FALSA DATA COMEMORATIVA NACIONAL – PROFISSIONAIS DA IMOBILIZAÇÃO ORTOPÉDICA SÃO ENGANADOS EM TODO O BRASIL COM DIVULGAÇÃO DE FALSO DIA DO TIO

Técnicos em Imobilização Ortopédica vêm sendo enganados há anos com falsa data comemorativa nacional com objetivos suspeitos.

 

Devemos começar este artigo pensando sobre as seguintes perguntas: Com qual objetivo suspeito essa data foi inventada e divulgada pela associação astego??? Por que uma associação que já foi denunciada várias vezes ao Ministério Público criou esse factoide? Qual a verdadeira intenção daquela associação? O que se queria no fundo com essa invencionice??? Seria para valorizar a profissão ou levar alguma vantagem???

 

Como a nível Federal, isso só é possível com Lei Específica, e ainda não existe Lei Federal Específica que tenha criado o dia do Técnico em Imobilização Ortopédica, sabemos que o dia destes valorosos e valentes profissionais é todo dia e sempre continuará sendo, mesmo quando um dia existir essa Lei Específica, assim como todo dia é dia de todos os trabalhadores da saúde do Brasil, os quais deveriam ser homenageados e valorizados, não só em datas específicas, mas diariamente com condições dignas de trabalho e aposentadoria justa, bem como salários decentes.

 

Mas cumprindo a dura função de Jornalista dentro deste contexto, cabe aqui não só informar o engano no qual os Profissionais da Imobilização Ortopédica estão inseridos,  mas noticiar e esclarecer os fatos, porém, a quem cabe a decisão de sair do engano, da mentira e da falsidade, é exatamente aquele que  descobre que nela está.  De modo que, independente de outras qualificações pertinentes à área, como Jornalista, venho denunciando esse engano há tempos e jamais poderia aceitar essa situação deplorável e dormir tranquilo como profissional. Então, vamos à verdade dos fatos.

 

Datas escolhidas ou determinadas para comemorar o dia de uma profissão especificamente e oficialmente a nível Federal, podem ter várias origens diversas, porém, para serem oficiais têm que ser determinadas por decretos. Por outro lado, a história e a cultura às vezes por si mesmas se encarregam de encherem algumas datas de significados relevantes para a sociedade, uma região ou comunidade em específico. A Religião, nesse contexto, tem papel importantíssimo nestes casos.

 

Por outro lado, como já dissemos, para se estabelecer uma data comemorativa oficialmente, é preciso a aprovação de um projeto de lei. Se for Nacional, tem que passar pelo Congresso e ser sancionado pelo Presidente da República; se for Estadual, deve passar pela Assembleia Legislativa do respectivo Estado e depois pela sanção do Poder Executivo do Estado, se for Municipal, deve passar pela Câmara com sanção do prefeito. Já as datas internacionais são propostas por algum organismo internacional, como a Unesco, e aprovadas na Assembleia Geral Ordinária da ONU – Organização das Nações Unidas, e, normalmente, incorporadas posteriormente à agenda de datas comemorativas do País, observando as devidas formalidades.

 

Atualmente, existem na Câmara Federal, os Projetos de Lei que precisam ter uma justificativa para poderem passar pelas comissões, e só depois vão à votação em Plenário, para finalmente, instituirem uma data comemorativa, bastando somente uma votação e respectiva aprovação, ou dois turnos de votação, se o objetivo for regulamentarem algum tipo de comemoração.

 

Mas até o momento, todo ano, ainda não se sabe qual a verdadeira intenção e com que objetivo a associação ASTEGO continua divulgando a falsa informação de que o dia 22 de maio, o Dia do Apicultor, seria o dia do Técnico em Imobilização Ortopédica.

 

Mas por que isso é relevante? Por que isso importa tanto? Bem, entendemos que isso pode ter grande relevância já que aliena ainda mais uma categoria que precisa tanto de informações precisas e também necessita amadurecer sobre a sua identidade como parte significativa da classe trabalhadora do Brasil. Até porque, imaginem vocês… Todo mundo acredita nesta mentira e depois de todo mundo acreditar, amanhã, vem a Lei Específica da área da Imobilização e institui um outro dia que nada tem a ver com o dia 22 de maio que é o Dia do Apicultor. E muito provavelmente, é isso que vai acontecer por várias razões, pois isso vai muito além dos “achismos” e da vontade ou conveniência dessa ou daquela associação, já que isso é um processo, no qual tudo é escolhido e votado geralmente por uma consulta pública, de forma transparente, depois de debates em torno do assunto pela própria categoria.

 

Alguns perguntam: Por que tem na internet? Por que tanta gente divulga essa mentira? Por que tanta gente acredita sem questionar? Bem, esse assunto fica para um outro artigo sobre o este tema. Mas posso adiantar, que em linhas gerais, tem as mesmas intenções esquisitas e suspeitas que a associação inventora desta mentira, ou podem ser são pessoas desinformadas que de tanto ouvirem e lerem, acabaram acreditando nesta mentira, ou são alienados mesmo. Rsrs

 

A gente sabe que uma mentira contada várias vezes na internet ou fora dela, normalmente vira verdade, e este é o caso. É só repetir que o google aceita qualquer besteira como verdade, o difícil depois é provar ou sustentar os fatos e a mentira criada.

 

Mas como dizia o Marquês de Maricá: “ Não desenganemos os tolos se não queremos ter inumeráveis inimigos.

 

Infelizmente, cada um de nós deve conhecer alguém que vive sendo enganado ou enganada, vive caindo, tropeçando, sendo literalmente passado para trás, mas insiste em não amadurecer e ver a verdade por mais clara e óbvia que possa estar aos olhos.

 

Em todos os grupos sociais tem gente assim. Gente que você às vezes deve assistir sendo enganada e às vezes até sofrendo e sendo utilizada, simplesmente porque se você ousar dizer a verdade, na hora você já vira vilão. Pessoas para as quais se você ousar revelar que elas estão sendo enganadas, ao invés de lhe agradecer, elas se voltam contra você e querem ser suas inimigas. Parece que amam seus “mundos encantados” e quem ousa tirá-las de lá, passam a ser inimigas.

 

Não é à toa que o sábio Rei Salomão da Bíblia Sagrada, expressou isso assim: “Quem é sábio procura aprender, mas os tolos estão satisfeitos com a sua própria ignorância.

 

WLADMYR MENDES

Jornalista, Gestor Público, Consultor, Palestrante, Especialista, Parecerista, Presidente da Associação Brasileira dos Profissionais da Imobilização Ortopédica e do CONDIO-BR – Conselho Deliberativo da Imobilização Ortopédica do Brasil.

Deixe um comentário